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quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Basicão para Técnico em Audiovisual - 2ª parte

 Bom dia a todos que me acompanham através do meu blog.

Começarei hoje postando o basicão para aqueles que irão prestar concurso para o cargo de Técnico em Audiovisual, pois esta palavra é formada pela junção das palavras: áudio e visual, ou seja, som e imagem. Audiovisual é uma área que abrange toda a obra que é produzida com a intenção de criar a impressão de movimento, utilizando imagem e som. Não importa como se captura, exibe ou transmite as imagens e os sons, seja pelo cinema, pelo vídeo, pela televisão, seja pela internet, seja através de filme de ficção, seja documentário, desenho animado, videoclipe, novela; ou seja, tudo é audiovisual.

Espero que todos possam acompanhar, pois estou dividindo o conteúdo em partes.

Lembrete: Não deixe de conferir neste blog a matéria de Português, pois é fundamental em um concurso.

Irei iniciar este post com o tema - História da Fotografia e TV no qual irei disponibilizar materiais para estudo de acordo com o seguinte conteúdo:

 - História da Fotografia e TV
- Planos e enquadradamentos de Câmeras.
- Tipos de iluminação.
- Tipos de Microfones.
- Softwares de edição de audio e video, aplicações e recursos.
- Montagem de equipamentos de audio e normas técnicas.
- Montagem de equipamentos de Projeção e e normas técnicas

 Vamos começar?

História da Fotografia
Na etimologia grega, fotografia significa “desenhar com luz”. A câmara obscura era constituída por um buraquinho pelo qual se olhava para dentro de uma “caixa” onde havia, na parede oposta, uma imagem difusa e invertida de uma cena externa à caixa. 
Leonardo da Vinci a estudou sistematicamente no século XV, e incluiu uma lente para  focalizar a imagem e um espelho para invertê-la. O Daguerreótipo, chapa polida de cobre recoberta com prata metálica e exposta a vapores de iodo para formar iodeto de prata, surge em 1839, foi feito pela primeira vez pelo francês Louis Daguerre.

Um fator que criava certa desconfiança com relação à fotografia, era a durabilidade da mesma, já que não haviam testes com relação ao tempo que o papel levaria para deteriorar, o que fazia com que alguns indivíduos, ou famílias, embora tivessem sua imagem fotografada, ainda optassem por fazê-la com pintores, 
cuja função principal, durante o século XIX era de retratista.

A partir de 1880, a fotografia se espalha, quando George Eastman inventa o filme flexível para a fixação da imagem, e a câmera caixão “à prova de erros”. A empresa Kodak popularizou-se com a promessa de ser apropriada até mesmo para novatos, com o slogan “Você aperta o botão, nós fazemos o resto”. Essa frase visava criar a sensação de  acessibilidade da imagem.

Importante: George Eastman começou a fabricar, no final do século XIX, início do XX as suas câmera portáteis com a seguinte propaganda: you press the botton, we do the rest, (você aperta o botão, nós fazemos o resto) em muitos cartazes e folhetos. Com isso, a Kodak, fundada por Eastman em 1892, veio a se transformar em uma das mais poderosas indústrias de material fotográfico do mundo. Kodak foi, em muitos momentos, sinônimo de fotografia.

A 1ª descrição conhecida de uma câmera escura é atribuída a Cesare Cesariano, discípulo de Leonardo da Vinci. Câmera escura, do latim câmera obscura, é considerada o primeiro passo para o desenvolvimento da fotografia. Baseia-se em um fenômeno da luz descoberto pelo filósofo grego Aristóteles(384-322) e muito utilizada pelo cientista e pintor italiano Leonardo da Vinci (1452-1519) para pintar alguns de seus quadros, dando os primeiros passos para a produção de imagens com o auxílio de um mecanismo ótico.

O desenho mais antigo de uma câmera escura ou obscura, foi construído em 1544 pelo médico e matemático holandês Reinerus Gemma-Frisius. Só com o tempo a câmera escura iria se transformar numa pequena caixa portátil usada pelos pintores como auxiliar de seu trabalho.

Em 1826, o inventor e litógrafo francês Joseph Nicéphore Niépce, pesquisando técnicas para copiar desenho a traço (heliogravure), foi convidado para trabalhar com Luis Daguerre.
Tornando-se sócios, esses dois pesquisadores trocaram muitas informações e, em 1839, Daguerre (Niépse já havia morrido) anuncia seu novo processo fotográfico à Academia Francesa de Ciências, realizado por meio do material sensível à luz, produzido a partir do iodeto de prata. Muitas outras experiências,
com mais ou menos sucesso, aconteceram para que as modernas técnicas da fotografia se consolidassem.

Atualmente, as câmeras fotográficas digitais não se parecem nem um pouco com os velhos daguerrotipos, nem em processos, nem em resultados. No entanto, guardam entre si a possibilidade de captar instantes no espaço e no tempo.

TV

Audiovisual é técnica e tecnologia. A televisão, assim como, o cinema, são técnicas audiovisuais que reúnem máquinas capazes de capturar, o que na vida real é efêmero e fugidio, em imagens e sons.

O aparelho televisor surgiu no século XIX. Nesta época, grandes conceitos desenvolvidos na matemática, na física e na química foram os precursores fundamentais da tecnologia utilizada na criação dos aparelhos de TV. Em torno da década de 1840, vários cientistas estudavam a possibilidade de se realizar a transmissão de imagens em grande distância. Em 1842, Alexander Bain conseguiu executar um projeto de envio telegráfico de uma imagem.

O britânico Willoughby Smith, no ano de  1873,  comprovou que o selênio era uma substância química capaz de converter energia luminosa em energia elétrica. Com tal princípio, a televisão já poderia ser imaginada como um aparelho elétrico receptor e transmissor de imagens. Já no ano de 1884, o jovem Paul Niokow desenvolveu um disco com orifícios espiralados capaz de fracionar uma imagem em elementos que eram reorganizados para sua transmissão.

Nos fins do século XIX, os tubos de raios catódicos foram sendo aprimorados como transmissores de imagens à distância. Em 1920, o escocês John L. Baird montou um dos primeiros modelos de televisão que se tem notícia. Esse estudioso conseguiu aprimorar bastante a nitidez da imagem e do som com o aparelho por ele produzido.

A partir de então, o aparelho de televisão foi sendo aprimorado até que o mesmo pudesse ter maior viabilidade comercial. Em 1923, o russo Wladmir Zworykin desenvolveu um tubo de imagem chamado de iconoscópio. Empolgada com tal realização, a empresa norte-americana RCA contratou os seus serviços e fabricou o Orticon. Tínhamos ali, então, o primeiro modelo de televisor a ser produzido em escala industrial.

No ano de 1930, o televisor ganhou novos reparos até se transformar em um produto de maior viabilidade comercial. No mês de março de 1935, os alemães foram os grandes responsáveis por realizar a primeira transmissão televisiva. Em pleno nazismo, esse tipo de recurso tecnológico foi incrivelmente empregado para a divulgação do regime liderado por Adolf Hitler. Pouco tempo depois, franceses e britânicos também investiram na construção de estúdios e na transmissão de imagens.

Desde esse período, os estudiosos interessados por esse tipo de tecnologia já testavam algumas possibilidades de transmissão de imagens coloridas. Em 1954, a emissora norte-americana NBC empregou um sistema compatível com os televisores preto e branco para realizar a transmissão de imagens coloridas. Em 1962, o satélite Telstar realizou a primeira transmissão intercontinental enviando sinais de TV dos Estados Unidos para o Velho Mundo.

No Brasil, a televisão apareceu como uma grande novidade tecnológica na Feira Internacional de Amostras de 1939, ocorrida na cidade do Rio de Janeiro. Quase dez anos depois, o operador de câmera Olavo Bastos Freire realizou a transmissão de uma partida de futebol empregando uma tecnologia improvisada. Dois anos mais tarde, o empresário Assis Chateaubriand inaugurou a Tupi, primeira transmissora de televisão comercial do país.

Observação: a implantação da TV em cores a qual já havia estudos desde 1929, só inicio a sua transmissão a cores nos Estados Unidos em 1954 utilizando o padrão NTSC. Em 1967, a Alemanha coloca em funcionamento uma variação do padrão americano o qual foi batizado de PAL (Phase Alternation Line), que corrige algumas deficiências do NTSC. No mesmo ano entra em funcionamento na França o SECAM. No Brasil a primeira transmissão colorida foi feita em caráter fechado pela Embratel e transmitiu a Copa do Mundo de 1970. Em 1972 foi realizada a primeira transmissão pública a cores para todo Brasil, cobrindo a Festa da Uva em Caxias do Sul.

Foi também nos anos 70 que começou a ser delineado uma revolução que viria décadas depois: a televisão digital. Os japoneses através de um consórcio de estações de TV começaram os estudos para o desenvolvimento de uma televisão de alta definição, a qual foi chamada de HDTV (High Definition TV). No começo dos anos 80 já eram feitos os primeiros testes desta nova tecnologia. No decorrer da década, europeus e americanos faziam estudos e tentavam desenvolver um padrão próprio que atenderia suas demandas. Assim nos anos 90 começava uma nova era da televisão moderna, a era digital.

Em meados dos anos 90, europeus, americanos e japoneses já faziam transmissões mesmo que em caráter experimental do sinal digital. O mundo assim ficava dividido entre os três padrões de transmissão digital: o padrão americano ATSC (Advanced Television Systems Comitee), o padrão japonês ISDB (Integrated Services Digital Broadcasting) e o padrão europeu DVB (Digital Video Broadcasting). Cada padrão possui suas vantagens e suas desvantagens, sendo que a escolha de um padrão deve levar em conta o tipo de serviço almejado como, por exemplo, o tipo de transmissão (HDTV e/ou SDTV), aspectos políticos e econômicos têm grande influência na escolha.

No caso brasileiro, o país adotou o padrão japonês ISDB-T. Além de ter se saído superior nos testes de comparação com os outros padrões, o ISDB-T possui vantagens na transmissão para dispositivos móveis o que garante grande mobilidade e portabilidade. Ao contrário dos outros padrões, o ISDB-T utiliza apenas uma faixa de frequência para transmissão tanto terrestre como satélite e possui padrões de codificação de dados superiores o que permite a transmissão de um volume maior de dados em uma única faixa de frequência.

Bons estudos!
Até a próxima.

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