.

.

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Dicas de como interpretar um texto

Boa noite, a todos!

Hoje falarei um pouco sobre uma grande dificuldade de muitos candidatos em concurso público, a "Interpretação de texto".

Algumas técnicas podem ajudar qualquer candidato a ter um bom desempenho durante a prova de concurso.

 O candidato que lê muito tem o alargamento dos horizontes. E esse alargamento acontece justamente quando há leitura, pois esta é fundamental durante a preparação para qualquer concurso público.

A interpretação de texto é o item mais importante presente no processo de avaliação que pode decidir uma vaga ou até mesmo a classificação do candidato, porque tem grande peso nas provas. Caso, o candidato consiga ir bem na maioria das disciplinas e mal em interpretação, dependendo do concurso, ele é desclassificado.

Durante a prova, nunca se esqueça:
a) leia o texto com calma, duas ou três vezes;
b) a cada questão, retorne ao texto e esclareça suas dúvidas;
c) esteja atento ao enunciado da questão, pois, muitas vezes, ele exigirá que você leia não só o trecho citado, mas um ou mais parágrafos.
d) muitas vezes, a resposta correta não corresponde exatamente ao que está no texto, mas apenas se aproxima do sentido geral.


Irei colocar aqui algumas dicas para quando você interpretar um texto:
  1. O autor escreveu com uma intenção - tentar descobrir qual é, ela é a chave.
  2. Leia todo o texto uma primeira vez de forma despreocupada - assim você verá apenas os aspectos superficiais primeiro
  3. Na segunda leitura observe os detalhes, visualize em sua mente o cenário, os personagens - Quanto mais real for a leitura na sua mente, mais fácil será para interpretar o texto.
  4. Duvide do(a) autor(a) - Leia as entrelinhas,perceba o que o(a) autor(a) te diz sem escrever no texto.
  5. Não tenha medo de escolher o que pensa - Muitos candidatos tem medo de arriscar o que acham e a resposta estaria correta se tivessem arriscado no óbvio.
  6. Visualize vários caminhos, várias opções e interpretações - Só não viaje muito na interpretação. Veja os caminhos apontados pela escrita do(a) autor(a). Apegue-se aos caminhos que lhe são mostrados.
  7. Identifique as características físicas e psicológicas dos personagens - Se um determinado personagem tem como característica ser mentiroso, por exemplo, o que ele diz no texto poderá ser mentira não é mesmo? Analisar e identificar os personagens são pontos necessário para uma boa interpretação de texto.
  8. Observe a linguagem, o tempo e espaço - A sequência dos acontecimentos, o feedback, conta muito na hora de interpretar.
  9. Analise os acontecimentos de acordo com a época do texto - É importante que você saiba ou pesquise sobre a época narrada no texto, assim, certas contradições ou estranhamentos vistos por você podem ser apenas a cultura da época sendo demonstrada.
  10. Leia quantas vezes achar que deve - Não entendeu? Leia de novo. Nem todo dia estamos concentrados e a rapidez na leitura vem com o hábito.
Outra técnica é procurar dentro do texto as respostas para as expressões "o que", "quem", "quando", "onde", "por que", "como", "para que", "para quem", entre outras. “Essa busca por respostas é uma forma de o candidato conversar com o texto e deixar a leitura mais clara”.

Bom, essas foram apenas algumas dicas, porém não digo que seguindo essas dicas você agora interpretará todo texto que ler, mas já é um caminho. E, lembre-se:o hábito da leitura auxilia automaticamente a sua maneira de interpretar. Então, vamos ler muuuuiiiiiitttooooooo.

Abraços a todos e até a próxima.

0 comentários:

Postar um comentário