.

.

domingo, 4 de maio de 2014

Compreendendo as legislações (leis)

Boa tarde, aos meus amigos concurseiros!

O post de hoje trata-se do processo de assimilação do conteúdo de legislações para concursos públicos, pois esta disciplina não é tarefa fácil de compreender. Abaixo irei comentar algumas técnicas que podem ajudar a compreender melhor as legislações estudadas para concursos.

A disciplina de legislação é muito ampla e complexa, pois a lei é composta de artigos que se dividem em parágrafos, incisos e alíneas. Além de ser grande, é uma hierarquia que acaba nos confundindo pela quantidade de informações apresentadas. Tem artigos que só possuem parágrafos; outros possuem parágrafos e incisos; outros ainda contam com parágrafos, incisos e alíneas.

Vamos começar?

Para que você compreenda a legislação e fique de forma mais clara em sua mente, siga os passos abaixo:

- Faça leitura de forma “elíptica”

Muitos começam a ler a legislação através de sua hierarquia, sendo o artigo, parágrafos, incisos e alíneas, mas o caput dos artigos traz o núcleo do que ele disciplina. A ideia principal está ali. O que está abaixo dele (parágrafos, incisos, alíneas) são desdobramentos dessa ideia principal, isto é, suas ideias secundárias. Por isso, esses desdobramentos devem ser deixados para serem assimilados num segundo ou terceiro momento. A preocupação do leitor será compreender essa ideia principal deixando as ideias secundárias para depois. É como ler um texto. Primeiramente, temos que procurar entender sua  ideia central. De posse dela, parte-se para as ideias secundárias. Dessa forma, agente vai “arrumando” todas as ideias em nossa mente e assimilando melhor a compreensão geral do texto.

- Ideias secundárias

Depois de se certificar que você entendeu suficientemente o conteúdo do caput dos artigos é o momento de partir para seus desdobramentos (parágrafos, incisos, alíneas). Então, estude um de cada vez e a partir do momento que assimilou o conteúdo do parágrafo, aí passe para o próximo e assim sucessivamente.

- Respeite os limites dos títulos, capítulos, seções, subseções, etc.

O processo de assimilação deverá se limitar ao conteúdo de cada uma dessas divisões, porque cada capítulo, seção, subseção, já é uma divisão natural de uma norma jurídica (lei, portaria, resolução, decreto etc.). Eles já congregam uma parcela da ideia geral contida na legislação e traduzida em sua ementa. Para que você entenda melhor, imagine que uma lei possua em um determinado capítulo 5 artigos, aí o processo de assimilação deverá se concentrar nesses 5 artigos. Somente após é que o concurseiro deverá passar para o capítulo subsequente.

- Estude várias questões de provas de vários outros concursos já realizados

Através de simulados você poderá compreender melhor o que foi estudado e colocar em prática tudo que aprendeu. Faça questões de provas que explorem cada conteúdo que estudadou. Assim, o processo de aprendizagem será mais eficaz.

Para refletir:
O importante não é o tamanho do obstáculo, 
mas a força do impulso.
Alessandro Marques

Bons estudos!!!

0 comentários:

Postar um comentário