.

.

domingo, 18 de maio de 2014

Assistente de alunos - 1ª parte

Olá, meus amigos concurseiros!

Hoje começo a postar uma série de conteúdo programático que costuma cair no concurso público para o cargo de "Assistente de Alunos" no qual tem como nível C e os vencimentos básicos no valor de R$ 1.640,34 e além do vencimento básico, o servidor poderá ter os seguintes benefícios: Auxílio Alimentação, Auxílio Transporte, Auxílio Pré-Escolar, Saúde Suplementar, Incentivo à Qualificação e outros de acordo com a legislação em vigor.

Nesta série que será divida em partes do conteúdo programático que costuma ser a mesma programação das matérias pedidas em diversos concursos públicos abertos, irei explanar sobre: Adolescência, Droga dicção, Disciplina Escolar, Estatuto da Criança e do Adolescente e suas atualizações, Questões de gênero e diversidade sexual e Educação Inclusiva.

No post de hoje irei trabalhar em cima do assunto "Adolescência" que será analisado as seguintes questões de Caracterização da Adolescência, Aspectos físicos e psicossociais.

Então, vamos iniciar os estudos?

Caracterização da Adolescência

A fase de transição entre a infância e a juventude caracteriza-se a adolescência. Esta transição compreende a faixa etária dos 12 aos 20 anos, sendo uma etapa muito importante no desenvolvimento do ser humano.

É relativo a idade de travessia entre a infância e a idade adulta, pois existe controvérsias em relação à idade. Para a Organização Mundial de Saúde, adolescente é o indivíduo que se encontra entre os 10 e 19 anos. Já para o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069, de 13/07/1990) a faixa etária que limita a adolescência encontra-se entre os 12 e 18 anos. Para alguns estudiosos, a adolescência é dividida em 3 fases, sendo a 1ª de 12 aos 14 anos, 2ª de 15 aos 17 anos e 3ª de 18 aos 20 anos.

Durante a adolescência vai ocorrer alterações significativas a três níveis: física, psíquica (cognitiva/emocional) e social. Segundo pesquisadores e estudiosos, a adolescência pode ser dividida em três fases:
- fase inicial: situada entre os 12 e os 14 anos (puberdade ou pré-adolescência);
- fase intermediária: situada entre os 15 e os 17 anos (adolescência intermediária);
- fase final ou tardia: situada entre os 18 e os 20 anos ou mais (adolescência tardia).

Na fase final, ainda existe um enorme número de jovens infantilizados na faixa dos 20 anos, o que faz com que eles fiquem por muito mais tempo na casa dos pais, demorando mais para exercer sua independência. Além das motivações econômicas, existe uma ligação emocional maior do que nas gerações anteriores, demonstrando uma independência tardia.

Aspectos Físicos

As alterações físicas que ocorrem na fase inicial da adolescência e culminam com a maturidade reprodutiva, durante o período designado por puberdade, são sem dúvida as alterações mais visíveis, e por isso, são também capazes de provocar grande tensão e ansiedade nos adolescentes, por duas razões: a 1ª prende-se com factores culturais, e a 2ª tem a ver com o fato de os adolescentes não entenderem o que lhes está acontecer.

Mudanças nos campos intelectual e afetivo são marcantes neste período de adolescência, pois as meninas em geral amadurecem sexualmente antes que os meninos. Aos 12 anos para as meninas onde começa aparecer os seios, a cintura se afina, os quadris alargam-se, ocorre a primeira menstruação (menarca), onde vai prolongar estas mudanças até seus 18 anos. Já para os meninos se inicia aos 14 anos, onde a barba começa a despontar e ao mesmo tempo em que lhes engrossa a voz, os pelos aparecem pelo corpo, onde vai prolongar essas mudanças até seus 20 anos. Há uma intensa atividade glandular, hormonal, crescimento ósseo, em ambos os sexos.

Aspectos Psicossociais

No contexto da promoção da saúde e da prevenção de situações de saúde indesejáveis, é de particular importância o levantamento de informações sobre os aspectos psicossociais dos adolescentes, como: relacionamento social, ocorrência de sintomas psicossomáticos, bem como aspectos ligados a satisfação com a vida e com os aspectos do estilo de vida, por estes serem, do ponto de vista de pesquisa de campo,
mais acessíveis.

Abaixo, irei explicar sobre o aspecto psíquica e social.

- Psíquica: O adolescente nesta etapa vive no seu mundo interior. Para conhecer a própria personalidade, as suas ideias e ideais, compara-se com o mundo dos outros. Os aspectos relacionados ao bem-estar psicológico do adolescente sofrem invariavelmente e de forma preponderante influências das diversas situações que o indivíduo vivencia no seu cotidiano. Assim, as experiências e transformações sofridas na adolescência como: afirmação da personalidade, exercício pleno da sexualidade e função reprodutora, crescimento espiritual, conclusão de projetos de vida produtiva, autoestima, independência e autonomia levam à estruturação do perfil psíquico do adolescente 


- Social: Nesta etapa o adolescente faz opções e constrói valores sociais próprios. A lealdade, a coerência, a justiça social, a liberdade, a autenticidade são alguns dos valores mais defendidos, o que, frequentemente, faz com grande radicalidade. Os adolescentes revoltam-se, frequentemente, quando descobrem que a sociedade não se coaduna com as aspirações e valores que defendem.

Adquira um ótimo material para seus estudos, clique aqui.

Bons estudos e até o próximo post.

0 comentários:

Postar um comentário