.

.

segunda-feira, 3 de março de 2014

Processo de memorização para durante os estudos

Boa noite a todos que me acompanham através deste blog.

Hoje irei começar falando do poder da mente que cada um de nós temos e não sabemos utilizá-lo da maneira mais adequada para facilitar na memorização. Através desse post, quero que todos possam melhorar a capacidade de retenção dos conhecimentos adquiridos durante os estudos.

Para aumentar a sua capacidade de memória, você deve compreender a informação para que ela seja armazenada da maneira correta em seu cérebro, pois o importante é o aprendizado e não a decoreba. Tente utilizar pelo menos os 3 processos básicos da memória que são:
- codificação da informação (contato com o objeto de estudo);
- armazenamento;
- recuperação. 

Se houver algum erro nas relações entre esses três processos, ocorre o esquecimento. O processo de recuperação permite que as informações armazenadas sejam utilizadas quando necessário. Quando aprendemos, a informação fica armazenada na memória de longo prazo e responde ao processo de recuperação, enquanto o que é decorado fica na memória de curto prazo e a informação não fica retida por muito tempo.

Para se ter uma boa lembrança você deve desenvolver uma concentração mais eficaz. Ao ler um texto, concentre-se realmente no que você está fazendo. Então, preste muita atenção nas dicas abaixo:

1 - Comece a estudar quando estiver relaxado. Não adianta estudar estando ansioso e preocupado com outras coisas. Então, relaxe!

2 - Enquanto lê, não se preocupe em memorizar nada, apenas faça uma leitura.

3 - Faça pequenas pausas durante os estudos. Levante-se, ande um pouco, converse com alguém. Só depois continue a leitura;
 
4 - Na 2ª leitura, vá circulando as informações que acha ser importante;

5 - A cada meia-hora, pare por uns cinco minutos. Dê uma relaxada.

6 - Recomece voltando ao início, passando os olhos pelas informações assinaladas e vá fazendo (numa folha de papel branco) um mapa mental. Isso facilitará muito o trabalho da memória.

7 - Cole esse mapa na sua mesa ou na parede. Deixe-o lá por alguns dias e dê uma passadinha de olhos nele sempre que puder, porém, bem naturalmente.

8 - Se pretende continuar lendo por mais de meia-hora, divida o tempo.

9 - Não ultrapasse duas horas contínuas de leitura. Lembre-se que nosso cérebro esgota com facilidade quando submetido muito tempo a uma mesma operação. Se, contudo, for muito necessário, a cada duas horas dê uma paradinha de 15 minutos; ouça música, tome um suco, divirta-se um pouquinho.

10 - Lembre-se de que "correr para aprender" não é "acelerar a aprendizagem".

Confira abaixo algumas estratégias para que a sua capacidade de memória seja aumentada e melhor utilizada nos estudos:
- Leitura e releitura;
- Gráficos e árvores;    
- Resumos e esquemas;
- Exercícios de raciocínio lógico e questionários;
- Fazer palavras-cruzadas;
- Jogos de Lógica.

Nunca se esqueça: Seu melhor professor é você mesmo!
Abraços e Sucesso!

0 comentários:

Postar um comentário