.

.

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Sobre auxiliar de biblioteca e bibliotecário

Boa tarde, concurseiros!

O post de hoje será sobre biblioteconomia no qual irei destacar sobre o cargo de Auxiliar de Biblioteca e Bibliotecário. Esta área está crescendo muito e sendo ampliada o quadro de funcionários nas instituições.

O profissional de biblioteconomia desenvolve atividades de organização, tratamento, análise e recuperação de informações em diversos níveis e suportes físicos, por meios manuais e automatizados, com vistas ao atendimento das necessidades informacionais de todos os segmentos da sociedade.

Para os concurseiros que irão prestar concurso para o cargo de Auxiliar de Biblioteca, este profissional é responsável pela organização, catalogação, tombamento e outras responsabilidades para com impressos diversos dentro de uma biblioteca ou revistaria. Ele também é responsável pela organização geral do ambiente e no suporte aos visitantes/ consumidores.

Já os candidatos que irão prestar concurso para o cargo de bibliotecário, este profissional é fundamental em todos os setores que trabalham com informação, desde as bibliotecas públicas, escolares e universitárias, às empresas que demandam uma eficiente gestão de informação, organização de acervos eletrônicos, arquitetura da informação em sites e atividades ligadas ao resgate da memória institucional. Confira abaixo o que este profissional pode fazer:

Análise da informação
Avaliar, selecionar, classificar e indexar livros, documentos, fotos, partituras musicais, fitas de vídeo e de áudio e arquivos digitais.

Gestão de serviços de informação
Planejar, organizar e administrar unidades, redes, bibliotecas, museus, sistemas e serviços de documentação e informação localizados em centros de pesquisa, centros de documentação, centros culturais e arquivos pessoais e de jornais e meios de comunicação, entre outros.

Consultoria e coordenação
Coordenar a formação do acervo, o arquivamento dos documentos e sua conservação em empresas, banco de dados e instituições públicas.

Ensino
Com a licenciatura, dar aulas no ensino técnico-profssionalizante.

Gestão do conhecimento
Desenvolver e gerenciar mecanismos para sistematizar o conhecimento acumulado dentro de uma organização, seja uma empresa, uma ONG, uma instituição educacional ou uma associação, estimulando, assim, sua divulgação.

Normatização
Montar bases de dados e fazer sua manutenção recorrendo ao emprego de normas internacionais, como a ISO.

Bons estudos e até o próximo post.

0 comentários:

Postar um comentário