Bom dia a todos que me acompanham através do meu blog.
Começarei hoje postando o basicão para aqueles que irão prestar concurso para o cargo de Auxiliar em Administração. Espero que todos possam acompanhar, pois estou dividindo o conteúdo em partes.
Lembrete: Não deixe de conferir neste blog a matéria de Português, pois é fundamental em um concurso.
Irei iniciar este post com o tema Segurança do Trabalho no qual irei disponibilizar materiais para estudo de acordo com o seguinte conteúdo:
1. Introdução à Segurança e à Saúde do Trabalhador.
2. Legislação e Segurança à Saúde do Trabalhador.
3. Órgãos e Instituições Relacionados à Segurança e à Saúde do Trabalhador.
4. Acidente do Trabalho.
5. Códigos e Símbolos Específicos de Saúde e Segurança do Trabalho.
6. Fundamentos de Segurança e Higiene do Trabalho.
7. Noções de Ergonomia.
8. Primeiros Socorros.
9. Agentes e Riscos Físicos, Químicos e Biológicos.
10. Proteção Contra Incêndio.
11. Equipamento de Proteção Individual e Coletiva.
12. Insalubridade e Periculosidade.
13. Saneamento do Meio.
Vamos começar?
Introdução à Segurança e à Saúde do Trabalhador
A Segurança do Trabalho é definida por normas e leis. No Brasil, a Legislação de Segurança do Trabalho compõe-se de Normas Regulamentadoras, leis complementares, como portarias e decretos e também as convenções Internacionais da Organização Internacional do Trabalho, ratificadas pelo Brasil.
O termo "Segurança do trabalho" significa os conjuntos de medidas que são adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador.
O quadro de Segurança do Trabalho de uma empresa compõe-se de uma equipe multidisciplinar composta por Técnico de Segurança do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Médico do Trabalho e Enfermeiro do Trabalho. Estes profissionais formam o que chamamos de SESMT - Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho. Também os empregados da empresa constituem a CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, que tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.
Toda empresa precisa constituir de uma equipe de Segurança do Trabalho, porque é exigido por lei. Por outro lado, a Segurança do Trabalho faz com que a empresa se organize, aumentando a produtividade e a qualidade dos produtos, melhorando as relações humanas no trabalho.
A empresa que deseja melhorar a qualidade de vida de seus funcionário deve estar disposta a ouvir sua equipe, dar possibilidade do indivíduo expor suas ideias e necessidades. A empresa deverá fazer um levantamento criterioso dos problemas que acometem a equipe como um todo, visualizando sua real existência e verificando suas incidências.
Uma vez realizado este reconhecimento da saúde geral dos trabalhadores, devem-se levantar os problemas mais comuns e fazer um estudo individualizado para descobrir de que forma estão ou não relacionados às rotinas de trabalho de cada um, sendo importante nesta fase o auxílio de profissionais preparados para esta compreensão.
Uma vez realizado todo este levantamento e análise, deve-se agir tentando eliminar os fatores de risco e caso isso não tenha sido possível, deve-se proteger os colaboradores dos riscos, muitas vezes adotando uso de EPI’s mais adequados, orientações de forma de trabalho e fomentando este indivíduo de recursos de proteção direcionada, e por último, após todas estas ações deve-se investir num mecanismo de defesa e preparo para a função, adaptando todo o posto e o indivíduo.
Portanto, a maneira mais eficaz de impedir o acidente é conhecer e controlar os riscos. Isso se faz com uma política de segurança e saúde dos trabalhadores que tenha por base a ação de profissionais especializados, antecipando, reconhecendo, avaliando e controlando todo o risco existente.
Até o próximo post.
Bons estudos!
0 comentários:
Postar um comentário