O assunto de hoje trata-se de como iniciar os estudos para um concurso público, pois esta fase inicial é a partir da leitura do edital. Confira neste post três dicas de como obter o máximo aproveitamento!
Grande parte dos candidatos quando vão prestar um concurso público não leem completamente o edital por preguiça ou até mesmo falta de tempo. Muito dos candidatos se enrolam depois com detalhes que deixaram passar. Ler o edital de forma correta é essencial para se sair bem, uma vez que vários candidatos não o leem de maneira alguma, este já será um ponto que te fará sair na frente.
Deve-se fazer três leituras do edital, cada uma buscando diferentes informações e com diferentes níveis de detalhamento. Vejamos:
Essa leitura serve para confirmar o interesse do individuo em determinado concurso. Deve se concentrar nas seguintes informações:
- o órgão realizador do concurso
- os cargos que estão sendo oferecidos
- as remunerações dos cargos
- locais de trabalho
Observação: Com essas informações, o concurseiro já estará apto para decidir se ele entrará na disputa por uma vaga ou não.
2° leitura: Decisiva
Uma vez que o concurseiro se identificou com as condições de trabalho do concurso e está disposto a fazer a inscrição, ele deve procurar no texto pelas seguintes informações:
- Data e Local da Prova
- Fases do concurso
- Matérias que serão cobradas na prova
Observação: Então, está na hora de fazer a inscrição.
3° leitura: Estratégica
A mais importante leitura do edital. Aquela que vai extrair preciosas informações para o preparo do concurseiro:
-Número de questões de cada matéria- Forma de contagem de pontos
-Matérias, tópicos e subtópicos
Observação: Então você estará pronto para começar a programação de estudos para fazer uma boa prova.
Boa sorte!
0 comentários:
Postar um comentário